Você acorda todos os dias cheio de disposição, chega animado no trabalho e, quando percebe, já chegou no horário de almoço e ainda não produziu nada? A falta de rendimento é um dos principais sintomas dos problemas com produtividade. Para te ajudar, separamos algumas sugestões práticas para você aplicar no seu trabalho e garantir a realização de todas as tarefas:

1. Controle seu tempo!

O primeiro passo para quem quer aumentar o rendimento é saber no que está gastando o tempo. Monitore o seu trabalho por alguns dias para descobrir os pontos de distração, responsáveis pelos problemas de produtividade.

Por exemplo, se você passa muitas horas navegando aleatoriamente na internet, pode estar com problemas de concentração. Ou se gasta muito tempo atendendo telefonemas e respondendo a solicitações da equipe, o seu problema é com os excessos de interrupções.

2. Foque em uma tarefa de cada vez!

Uma das coisas que mais atrapalham o rendimento é o hábito de realizar várias tarefas ao mesmo tempo. Num primeiro momento, pode até parecer que você está produzindo mais. Porém, a qualidade das tarefas será menor e a chance de erro maior, demandando tempo para revisões e correções.

3. Delegue tarefas!

Se você possui muitas demandas com prazos curtos, a melhor maneira de conseguir concluí-las é delegando. Para isto, conheça a sua equipe e distribua as tarefas de acordo com o perfil de cada funcionário.

4. Faça pausas!

Pode parecer contraditório, mas fazer pausas é uma maneira de aumentar o seu rendimento. O nosso cérebro só consegue se manter concentrado por um período de tempo, e fazer uma pausa ajuda a prepará-lo para ter mais foco no próximo período.

Mas faça uma pausa produtiva: afaste-se do computador para não ficar checando e-mails ou mensagens. Além de aumentar o descanso do cérebro, reduz o cansaço na vista.

Compartilhar

Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.